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O Universalismo

   Indubitavelmente, o Espiritismo é doutrina universalista porque o principal motivo de sua atuação e existência são os acontecimentos e problemas derivados do Espírito, isto é, da entidade universal.
 

   Seu motivo fundamental é o Espírito imortal, seja luz, energia, chama, centelha ou ser imponderável e indescritível ao nosso entendimento humano, mas sempre o “élan” de nossa consciência com o Absoluto, o alimentador da Vida e do Universo.

   O Espiritismo é uma doutrina universalista, porque se coloca acima dos conflitos e das contradições religiosas, julgando as atividades humanas de modo global e benfeitora.        Naturalmente, tudo é questão de palavras, porque o Homem Crístico já é uma pulsação humana divinizada pelo Cristo do seu orbe, sem fronteiras e sem peias religiosas, sem premeditações ou códigos espiritualistas, mas a realização viva e incessante do próprio Amor Cósmico manifesto na face do planeta.

   O Homem Crístico ama e respeita, serve e ampara todos os credos, movimentos espiritualistas e igrejas religiosas, porque entende que os demais homens também buscam o verdadeiro Amor de Deus que venturosamente sentem em si. É um amor tão sublime e inesgotável como a fonte de água pura que se purifica quanto mais lhe tiram o líquido do depósito.

   Em consequência, o sacerdote católico, pastor protestante, líder espírita ou chefe de Umbanda são cristãos, porque o fundamento de suas doutrinas é o Cristianismo, tendo fontes inspiradoras na vida de Jesus Cristo.

 

   Mas eles só serão Crísticos quando puderem viver a manifestação absoluta do Cristo que se plasmou no seu médium Jesus e não apenas em pregar o fundamento de suas doutrinas religiosas.

Fonte: Universalismo de A a Z - Ramatis, Editora do Conhecimento

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